Chance de chegar à Libertadores é boa (17/10)

Se por um lado, os matemáticos calculam que o Atlético tem menos de 1% de chance de conquistar o título brasileiro, por outro, as possibilidades de ficar com uma das vagas para a Copa Libertadores do ano que vem são grandes e é nisso que o time se apega para manter a cabeça erguida nessa reta final do Campeonato Brasileiro.

Segundo o site Chance de gol, abastecido pelo estatístico Marcelo Leme de Arruda, o Galo tem 62,2% de chance de se garantir na competição continental, enquanto para o Infobola, do engenheiro Tristão Garcia, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a probabilidade é ainda maior: 66%.

Nas contas do Galo, seis vitórias nos dez últimos jogos no Brasileiro garantem a vaga, objetivo que, se alcançado, deve ser comemorado pela torcida e será muito festejado pelos jogadores. “Quem não sonha em disputar a Libertadores? Dá prestígio aos jogadores jovens, experientes e ao clube”, afirma o zagueiro André Luiz, que já sonha em disputar o torneio. “Precisamos da vaga para salvar o ano”, afirma o goleiro Velloso. “Temos de nos concentrar na Libertadores, pois nossas chances são grandes e dependemos apenas de nossos esforços”, diz o volante Hélcio.

A caminhada poderia ser até mais tranqüila, caso o STJD não tivesse dado três pontos ao São Caetano, sexto colocado, e dois ao Inter, sétimo, em recursos contra Paysandu e Ponte Preta, respectivamente. A diferença do Alvinegro para as duas equipes seria de cinco pontos.

A influência do tapetão é lamentada pelo técnico Marcelo Oliveira, que sempre se mostrou contrário à busca de pontos no tribunal e não mudou sua postura nem mesmo quando o Galo utilizou o mesmo artifício: “O resultado em campo deveria prevalecer, ou então, os pontos não deveriam ser repassados a outro time. Nossa folga poderia ser maior e garantir a vaga na Libertadores será um grande ganho”. (KC)